quarta-feira, 16 de abril de 2008

Net generation


O termo Net Generation foi criado por D. Tapscott no seu livro “Growing Up Digital”.

Segundo o autor do termo net generation são todos os utilizadores diários das novas tecnologias, estando a falar das novas tecnologias não falo só da Internet e computadores, pois basta utilizar telemóveis, mp3, leitores, jogos de vídeo, etc para pertencer a este grupo, o autor diz que esta “geração” é a geração nascida entre 1977 e 1997 e crescidos na era digital.

Para o D. Tapscott ele acha que esta geração e muito positiva para o mundo pois entre outros argumentos ele diz que esta geração é “fonte espectacular de vantagem competitiva e de inovação”.

Enquanto a televisão proporcionava um entretenimento passivo, hierárquico e não interactivo para os pais da geração net, que se viam reduzidos a simples telespectadores, o computador e a Internet promovem a participação activa e compartilhada dos seus usuários, favorecendo assim, a sua interacção (virtual). Na verdade, a geração digital não percebe muita diferença entre a interacção real e a virtual.

Hoje em dia todos os jovens participam em comunidades virtuais, como Hi5, para partilhar fotos, tem blogs onde expressam a sua opinião ou mesmo jogam online, pois agora quase todos os jogos dão a possibilidade ao utilizador de jogar contra outros utilizadores, o que faz com que haja contacto entre os utilizadores, o mesmo acontece quando esta geração chega a casa da escola e em vez de ir para a rua brincar, vai para o MSN falar com amigos que muitas vezes não sabem de que cidade são os mesmo quem são.

Fontes: estudos de multimedia


Um comentário:

rosa velho disse...

O texto podia explorar mais a questão do conflito de gerações (se existe ou não), assim como as expectativas de futuro .

Inês Amaral